segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Oxibenzona no batom?!

Olá meninas,

Hoje o assunto é muito sério. Eu como tenho o costume de ler a composição de todos os produtos que uso, com o batom não é diferente.
Percebi que em alguns batons, essa substância com o nome estranho chamada oxibenzona, é presente e sempre tem advertência quanto ao uso. Bom andei pesquisando e vou resumir pra vocês.

Oxibenzona

O que é isso: Uma substância química utilizada em cosméticos.

Encontrada onde: Protetores solares, protetores labiais e hidratantes.

Ameaças sobre a saúde: Conectada a disfunções hormonais e baixo peso dos nenês aos nascerem. Outra coisa que relatam é o provável efeito cancerígeno da substância.


O que se deve saber: Em torno de 97% dos norte-americanos tem esta substância em suas urinas, no entanto os atuais níveis de exposição foram considerados seguros.
A oxibenzona é responsável por 50% das alergias aos produtos solares.

Bom, o que acontece é que ela tem um grau de incidência de alergia maior do que outros produtos da mesma classe. Quando digo da mesma classe, quero dizer que essa substância é um filtro solar, ou seja, inicialmente, ela tem a função de bloquear raios UV. Ela causa mais alergia do que outras substâncias da mesma classe. Mas se você já usou por pelo menos 2 vezes e não aconteceu nada, provavelmente não terá problemas com o uso nesse sentido.


Muitas empresas de beleza utilizam essa substância em seus produtos mas em vários países ela é proibida, conhecida também como benzophenone-3.


Bom meninas, o que vocês acham, usar ou não produtos que contém OXIBENZONA? Comentem, bjinhos...Fiquem com Deus

8 comentários:

  1. NÃO USAR! Acabei de comprar um baton da AVON que contém a oxibenzona e descobri que sou alérgica a essa substância. Uma urticária terrível nos lábios assim que utilizei o baton, como se tivesse passado pimenta. Não aconselho a pessoas que já têm histórico de alergias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É Marlene, o fato é que não é só nos produtos da Avon, a grande maioria das marcas usam, o problema é pra quem é alérgico e quem não é também, pelo fato de você usar um produto que seja bloqueador solar, para evitar o cÂncer de pele, daí vem essa substância que também causa cÂncer. Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come. Bjs

      Excluir
  2. meninas....:'( usei um batom da Avon que vem explicito que contem essa substancia... meus labios ficaram com bolinhas e coçando tudo!Pirei! nem fazia ideia o que era... aee pesquisei... e parei de usar o batom..neh que melhorou!¬¬ Meu Deus...

    ResponderExcluir
  3. Eu tenho alergia a vários cosméticos, de diferentes marcas. Aliás, tenho alergia a muuuuuitas coisas, inclusive zíper!!
    Mas milagrosamente não tive problema com a benzofenona.
    Sou estudante de farmácia, e certa vez tive que formular um protetor solar. Um dos filtros que escolhi foi a benzofenona, apesar de toda a discussao acerca de.
    A verdade é que muitos outros filtros usados tem sua polêmica, inclusive na europa, onde normalmente são bem mais restritivos

    ResponderExcluir
  4. Olá, há anos não consigo usar qualquer tipo de cosmético que contenha protetor solas. O pior de tudo é ficar sem batom, pois meus lábios são ressecados. O único que eu podia usar (até alguns meses atras) era a linha encore da AVON. Entretanto houve mudança na fórmula e agora nem ele posso usar. Oh, vida cruel! (risos).
    No último mês comprei um baton pelo site www.alergoshop.com.br e não me causou nenhum tipo de alergia. Agora vou comprar outras maquiagens pra ver se dou sorte.
    Se alguém souber de outras marcas que contenham maquiagens (principalmete baton), por favor me avise. Preciso muito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Simone, vou pesquisar sobre outras marcas sem esta composição e posto no blog, vou dar uma olhada também no site que vc falou, provavelmente tem muitas mulheres como vc, que são alérgicas e sofrem muito com isso, obrigado pelo comentário e volte sempre viu, bjinhos

      Excluir
  5. Oi Bia! Eu gostaria de saber se vc consegui apurar as marcas que não contém essa substância. Mary Kay não contém chumbo, certo? E oxibenzona?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi helo, eu vou ver o que posso fazer referente as marcas que contém, sobre a Mary Kay possui sim, a linha de batons com fator de proteção solar. Bjs e obrigada pela visita

      Excluir