terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Você sabe usar protetor solar?

Olá meninas, a PAZ.

Com a chegada do verão, o protetor solar vira item obrigatório no nécessaire. Mas não é só nesta época do ano em que o cosmético deveria despertar interesse. "A exposição ao sol sem os cuidados adequados provoca o envelhecimento precoce da pele, aumenta o risco de câncer e o surgimento de manchas", afirma o dermatologista Sérgio Palma, presidente da regional Sociedade Brasileira de Dermatologia do Pernambuco (SBD-PE).

Antes de correr ao consultório médico para reverter os estragos causados pelos raios ultravioletas, que tal descobrir se você está protegendo a pele da maneira adequada? Os cuidados são simples, mas precisam ser tomados diariamente.

Segue algumas dicas:

- O protetor solar deve ser reaplicado a cada duas ou três horas.
Nota: Não pense que está protegido passando protetor solar apenas uma vez ao dia. Ele deve ser aplicado de manhã e reaplicado a cada duas ou três horas. "As áreas expostas, como a face, orelhas e mãos, devem ter prioridade para aplicação do produto", afirma o dermatologista Sérgio Palma.

- Em situações especiais, quando o corpo entrar em contato com água ou suor, o protetor solar deve ser reaplicado.
Nota: Além da aplicação a cada duas ou três horas, algumas situações exigem uma camada extra de proteção. Segundo Hamilton Stolf, dermatologista da Unesp, a água, suor excessivo e atrito do corpo com toalha são situações que demandam reaplicação do protetor. O contato com roupas também é um fator que faz com que o protetor seja eliminado da pele, aumentando a importância da reaplicação a cada três horas.

- O protetor solar deve ser utilizado independe da estação.
Nota: Proteção contra o sol é assunto para o ano inteiro - mesmo no inverno e nos dias nublados. "A radiação ultravioleta é a principal responsável por danos na pele e os raios UVA estão relacionados ao envelhecimento e bronzeamento da pele. Esse tipo de raio é constante durante todas as estações do ano, incluindo o inverno. Já os raios UVB, causadores das queimaduras solares, são mais fortes no verão, principalmente entre as 10 e as 16 horas. Ambas as radiações estão relacionadas com o câncer da pele", justifica Palma.

- A quantidade que deve ser aplicada, é uma colher de chá por parte do corpo é suficiente.
Nota: Não é preciso encher a pele de protetor solar para garantir que o sol não fará mal. "A quantidade ideal de produto a ser aplicada sobre a pele é de 2 mg/cm² - o equivalente a pouco mais de meia colher da de chá para o rosto, e quantidade similar para pescoço e braços. Tronco, costas e membros inferiores pedem um pouco mais de uma colher de chá", ensina Palma.

- o FPS mínimo para garantir boa proteção é 15.
Nota: O fator de proteção solar mínimo é o 15, mesmo para pessoas de peles mais morenas (que são mais resistentes à ação do sol). "Mas indivíduos com peles mais claras, com olhos claros e principalmente ruivos e os que possuem doenças de pele agravadas ou desencadeadas pela exposição à luz solar, garantem melhor proteção com FPS 30 ou mais", afirma o dermatologista da SBD-PE.

- Os lábios também precisam de proteção solar.
Nota: Os lábios precisam sim de proteção solar, e não apenas no verão. "O filtro solar labial evita a piora do ressecamento e a predisposição a formação de lesões pré-cancerígenas e cancerígenas da região", explica o dermatologista Jayme de Oliveira Filho, da Sociedade Brasileira de Dermatologia Regional São Paulo (SBD-SP). Além disso, lembra Magda Expósito, dermatologista do Hospital Santa Catarina, em São Paulo, o uso de protetor labial com protetor solar evita o aparecimento de herpes labial causada pelo sol. "Quando há exposição solar, é importante reaplicar o protetor labial de três em três horas, exatamente como é feito com o protetor para a pele", afirma ela.

- As crianças não podem usar o mesmo protetor solar do adulto, existem produtos específicos para elas.
Nota: Segundo Hamilton Stolf, crianças com menos de seis meses não podem usar protetor solar químico, comumente usado por adultos, já que a pele do bebê é muito sensível. A cobertura ideal é feita por cosméticos específicos para a fase infantil, chamados de protetores físicos. Eles contêm dióxido de titânio, que reflete a luz, na fórmula. No entanto, deve-se evitar a exposição solar da criança com menos de um ano de idade.

- O protetor solar ideal para peles acneicas, é emulsão em gel.
Nota: Quem sofre com acne deve preferir os protetores solares em gel ou oil free. Outra boa medida para evitar a acne é usar protetores específicos para cada parte do corpo. "Normalmente a pele do rosto, por possuir mais glândulas sebáceas, é mais oleosa. Por isso, é melhor usar produtos oil free não comedogênicos", afirma Palmas. Por outro lado, peles secas devem optar pelas emulsões em creme.


E vocês meninas, como andam os cuidados com a pele?! Comentem, beijoos, Deus abençoeee vocês ♥



Fonte:http://www.minhavida.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário